Você que me acompanha sabe que sou um leitor voraz. Faço questão de separar pelo menos meia horinha do meu dia para me dedicar à leitura. E um dos temas que me atrai é empreendedorismo e os livros sobre negócios. Por isso, cito aqui cinco títulos lançados em 2020 que podem trazer insights valiosos para você.
As dicas são de uma curadoria da revista norte-americana Inc, feita a partir do prêmio anual do Financial Times em parceria com a McKinsey. Ou seja, são ótimos livros sobre negócios, porém, até agora apenas dois estão traduzidos para o português. Veja!
No Filter: The Inside Story of Instagram, de Sarah Frier
Livros sobre negócios que exploram os corredores do Vale do Silício são uma oportunidade de ouro para entendermos melhor o que há de mais inovador na indústria de tecnologia dos Estados Unidos.
Esse livro de Sarah Frier conta em detalhes a trajetória impressionante de ascensão do Instagram, que hoje pode ser considerada a principal rede social do mundo. A obra aborda desde o início da empresa, em 2010, passando pela venda ao Facebook, em 2012, e os anos seguintes, de forte crescimento.
A Regra é Não Ter Regras, de Reed Hastings e Erin Meyer
Este livro mergulha na Netflix, com as palavras do próprio cofundador da empresa, Reed Hastings. O que era um serviço de locação de DVD em 1998 se tornou um titã da indústria do entretenimento.
O grande charme da obra está nos detalhes sobre a cultura da Netflix, que ajudam a explicar o seu sucesso. Valorizar pessoas, ter paixão pela inovação e outros princípios menos ortodoxos são algumas das revelações da obra.
Reimagining Capitalism in a World on Fire, de Rebecca Henderson
Repensar o capitalismo moderno para torná-lo mais sustentável em médio e longo prazo é uma das demandas mais urgentes do mundo atual. Nada melhor do que um livro que se aprofunda nesse tema e, mais do que isso, aponta como os negócios podem ser protagonistas em um processo de transformação.
A autora Rebecca Henderson traz importantes reflexões sobre finanças, psicologia, cultura organizacional, sustentabilidade e outros temas centrais na redefinição de um capitalismo preparado para o futuro.
Um Mundo Sem Trabalho, de Daniel Susskind
Esta obra de Susskind, economista de Oxford, trata de um tema que me interessa demais. À medida que a tecnologia avança, milhões de postos de trabalho simplesmente deixam de existir e a tendência é essa lógica se aprofundar.
O livro não traz uma perspectiva catastrófica, pelo contrário. Susskind aponta como o novo mercado de trabalho pode nos tirar a obrigação de viver para ter o sustento ao final do mês. E isso pode representar uma grande reorganização social no mundo.
(Leia também: 5 dicas de superação de um shark tank americana)
Deaths of Despair and The Future of Capitalism, de Angus Deaton e Anne Case
As recentes quedas nos índices de expectativa de vida nos Estados Unidos surpreenderam a todos, mas isso tem muito a ver com a intensificação das disfunções do capitalismo. De modo geral, os trabalhadores estão contentes? O que pode ser feito de forma diferente?
O sonho americano pode virar um pesadelo para muita gente, e é justamente essa ferida que Deaton e Case tocam ao longo do livro.
Detalhe: esse é o único dos cinco livros que eu já li e assino embaixo a recomendação da Inc!
Uma dica de ouro para PMEs!
Espero que você possa aproveitar algumas das dicas de hoje! Aproveito para fazer um convite: conheça o meu programa online de aprimoramento de pequenos e médios empresários, o ELS – Empreender com Liberdade e Segurança.
Vale sempre reforçar que o conhecimento é essencial para que se tenha sucesso em tudo na vida, sobretudo quando se está tocando um negócio próprio. No ELS, aponto caminhos e, juntos com diversos especialistas, apresentamos centenas de horas de conteúdos sobre gestão, finanças, produtividade, marketing e tecnologia. Saiba mais sobre o ELS!