O momento em que vivemos exige uma liderança empresarial firme e inteligente. Pequenos e médios empreendedores talvez sejam o grupo mais desafiado diante desta crise, pois precisam se reinventar a cada dia para seguirem firmes.
Em tempo de quarentena, reflexões são bem-vindas, por isso convido você a parar por um instante e pensar sobre como tem exercido sua liderança empresarial nesse cenário. O que um líder deve perguntar a si mesmo em uma fase tão complicada? De que forma podemos nos fortalecer para buscar soluções práticas e criativas?
Hoje, quero ajudar você nessa missão reflexiva. Vou te apresentar cinco questões que você deve tentar responder para clarear as ideias e virar esse jogo e melhorar a sua liderança empresarial.
1- Tenho controlado bem as minhas emoções?
Em momentos de grande dificuldade ou pressão, é natural que a gente fique mais vulnerável emocionalmente. Por isso, vale a pena parar pra refletir a respeito disso. Procure canalizar a sua mente para as boas emoções e use-as como combustível na luta contra a crise.
2- Estou cuidando de mim?
Pense em salvar a si mesmo antes de qualquer coisa. Seu negócio não poderá se recuperar se a sua saúde estiver comprometida. Aproveite a quarentena para estabelecer uma rotina que coloque o seu bem-estar como prioridade. Durma bem, exercite-se, mantenha uma alimentação equilibrada, medite, leia… Esteja 100% preparado física e mentalmente para direcionar seus esforços para o fortalecimento da empresa.
3- Estou me comunicando bem com a equipe?
O cenário de incerteza gera angústia não só em você, mas também em seus funcionários. Independentemente de como está a dinâmica agora (home office ou trabalhos suspensos / reduzidos), é importante conversar com a equipe para que todos fiquem a par do que se passa na empresa. Procure demonstrar como os colaboradores são importantes e exponha de que forma eles podem ajudar nesse momento.
4- Já fiz um redesenho do planejamento?
Um momento excepcional pede medidas excepcionais. O planejamento que você tinha feito no final do ano passado obviamente não contemplava uma pandemia. Portanto, é fundamental mergulhar nesse redesenho estratégico. Não estou falando apenas em corte de gastos (que é importante, sem dúvida), mas de um planejamento mais amplo, sobre o modelo de negócio para a nova realidade e soluções criativas para dar a volta por cima.
5- Estou muito preso ao modo execução?
Uma crise nos coloca em estado de alerta e o nosso ímpeto é arregaçar as mangas e sair agindo. Muitas vezes, isso faz com que a gente pense menos e aja mais. Se você estiver preso ao modo execução, a chance de errar aumenta muito. Mais uma vez, vale a dica: pare, respire, pense bem no que pode ser feito e, então, parta para a ação.
Gostaria que você encarasse essas reflexões como um ponto de partida para vencer a crise e crescer do ponto de vista da liderança empresarial. Dar atenção a essas questões vai ajudar na sua organização para manter a empresa no rumo certo. Acredite, essa crise é séria, mas vai passar.