• novembro 3, 2020

Definição de metas: 5 dicas que todo empreendedor deve conhecer

definição de metas

Definição de metas: 5 dicas que todo empreendedor deve conhecer

Definição de metas: 5 dicas que todo empreendedor deve conhecer 1000 654 kim

A definição de metas é um dos grandes desafios para todos os empreendedores. A gente sabe que é preciso ter objetivos claros, mas nem sempre sabemos onde mirar para melhorar os resultados na empresa.

Se você quer afinar a definição de metas na sua empresa, tenho algumas dicas bem importantes.

1- Valorize as metas

Pequenos e médios empresários têm uma tendência de não valorizar as metas devidamente. Isso acontece por conta de todas as responsabilidades acumuladas, quem tem de tocar a empresa acaba indo com a maré.

A minha dica é que você invista parte do seu tempo à definição de metas. Acredite, isso pode fazer toda a diferença para o negócio dar um salto em seus resultados!

2- Defina a sua meta blackhole

Um dos segredos para a definição de metas funcionar é ter um grande objetivo que funciona como uma estrela-guia. É o que chamo de meta blackhole, ou buraco negro.

A meta blackhole deve ser o seu principal objetivo no ano, aquele que vai nortear as suas ações e dará origem a submetas. Pode ser, por exemplo, uma projeção de faturamento ou de número de clientes. Recomendo que sempre tenha um indicador numérico envolvido, com isso a blackhole não fica subjetiva.

3- Estabeleça prazos

De que adianta pensar em metas super detalhadas e bem definidas se elas estiverem perdidas no tempo? Um ponto fundamental da definição de metas é trabalhar com prazos claros. 

Metas podem ter prazos distintos de acordo com a sua complexidade. Uma dica é ter a blackhole como uma meta com maior prazo de execução e uma série de metas subordinadas a ela, que devem ser cumpridas em um tempo mais curto.

4- Envolva a sua equipe nas metas

Definição de metas não é algo que deva ser centralizado no dono da empresa. Pelo contrário, é importantíssimo que outras pessoas na empresa estejam cientes dos grandes objetivos a serem alcançados.

Naturalmente, não é preciso envolver 100% do seu time. Recomendo que todos os sócios e outros colaboradores de confiança com muito tempo de casa sejam envolvidos no processo de definir metas.

5- Trabalhe com três cenários

Minha dica final para a definição de metas é trabalhar com três cenários: o otimista, o pessimista e o realista. A ideia por trás dessa divisão é estar preparado para o que der e vier.

No caso de metas numéricas, é mais simples fazer essas três projeções. De fato, a minha dica é que você faça sempre os três cenários quando se tratarem de estimativas de faturamento, lucro ou vendas. Esses indicadores financeiros são vitais para qualquer negócio, por isso você deve se planejar para que, mesmo diante de um cenário ruim, as coisas não saiam dos trilhos.

As metas são um pilar do ELS

Planejamento e organização na definição de metas são fundamentais para qualquer empresa ter sucesso. Não por acaso, esse é um dos temas explorados por mim no programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança. Esse é o meu grande projeto para ajudar pequenos e médios empresários no Brasil e já conta com mais de 100 horas de aulas! Quer saber mais detalhes sobre o ELS? Então clique aqui para dar uma olhada!