• maio 12, 2020

Como ser resiliente durante uma grande crise

Como ser resiliente durante uma grande crise

Como ser resiliente durante uma grande crise 1023 627 Romano Venturini

O momento em que vivemos é extremamente delicado e tem exigido criatividade de todos, sobretudo do empreendedor. E a virtude que ele mais tem precisado colocar em prática é a resiliência. Ou seja, a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Mas, afinal, como ser resiliente?

O conceito de resiliência vem sendo repetido a torto e a direito de alguns anos pra cá. Mas, agora, deve ser encarada com muita atenção. Saber como ser resiliente em um momento tão desfavorável é o que pode impedir a quebra de pequenas e médias empresas.

Você se considera resiliente? Lida bem com a adversidade?

Existem algumas formas de desenvolver a resiliência para se tornar uma pessoa com maior força mental. Vale lembrar que, durante a quarentena, cuidar da nossa mente (e emoções) é tão importante quanto fazer exercícios físicos.

Como ser resiliente? 3 dicas fundamentais

Quero te dar três dicas que considero fundamentais para você exercitar a resiliência, e, de quebra, manter o seu negócio em pé.

A primeira orientação pode parecer um tanto intuitiva, mas é o ponto de partida: mantenha-se positivo. Claro que a teoria é muito mais fácil do que a prática, já que, diante das más notícias, temos tudo para entrarmos em uma espiral negativa. Mas é justamente por isso que precisamos nos esforçar para escolher a positividade. 

Busque atividades que façam bem a você e que deixem a mente tranquila. Isso vai aliviar a sobrecarga mental e dar mais fôlego para pensar em soluções. Você pode conseguir esse estado dedicando-se a um hobby, por exemplo.

Segunda dica: conheça a si mesmo e assuma as rédeas. Por mais feio que seja o cenário externo, devemos acreditar que somos donos do nosso próprio destino (ainda mais sendo empresários!). Quando tudo parecer ainda mais difícil, respire fundo e tenha um diálogo interno com você mesmo. A meditação pode ajudar muito. 

Encontre os pensamentos positivos e vá atrás daquilo que te faz bem. Isso vai clarear as suas ideias e dar um norte para usar o tempo com inteligência durante a quarentena. O foco é arregaçar as mangas para superar a tormenta, sem ficar para baixo ou culpando a crise por tudo. A crise existe, mas chorar e se resignar não adiantará nada – pelo contrário.

Por fim, a quarentena impõe um distanciamento social que pode nos afastar afetivamente de pessoas queridas. Minha dica final sobre como ser resiliente está relacionada com isso.

A resiliência tem muito a ver com o controle das emoções e, nesse sentido, o convívio com outras pessoas nos ajuda. Mantenha-se conectado com os seus, faça chamadas de vídeo (não faltam programas e aplicativos para isso). 

Trocar experiências sobre esse momento, compartilhar suas angústias e compreender a dor do outro são exercícios pra lá de ricos para quem busca se tornar uma pessoa mais resiliente.

A crise do coronavírus é realmente muito séria, mas ela vai passar. Essa será, sem dúvida, uma etapa de provação para muitos empresários e um verdadeiro treinamento de guerra e sobrevivência. Por isso, saber como ser resiliente pode ser decisivo nesse momento!