• novembro 13, 2020

Como definir KPIs na sua empresa para ter mais sucesso

Como definir KPIs

Como definir KPIs na sua empresa para ter mais sucesso

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Como medir o sucesso de uma empresa? O primeiro passo é entender como definir KPIs, ou indicadores chave de performance.

Os KPIs são indicadores que podem ser medidos para verificar a evolução do negócio sob determinada ótica. É fundamental que eles sejam mensuráveis para que o empreendedor não fique no campo da subjetividade e possa tomar medidas práticas de correção.

Como definir KPIs: primeiro passo

O ponto de partida da definição de indicadores de performance é compreender que eles podem seguir dois caminhos. Em um deles, os KPIs avaliam o desempenho da empresa de maneira mais ampla, com dados como faturamento, lucro e volume de clientes.

Por outro lado, os KPIs podem ser direcionados a áreas específicas do seu negócio. Por exemplo, alguns KPIs podem ser pensados de forma bem focada para avaliar se um departamento está entregando tudo corretamente ou se determinado processo tem funcionado bem.

Como definir KPIs: passado e futuro

Ao estabelecer indicadores em seu negócio, é importante que você tenha uma visão para o passado e também para o futuro. A análise do que já passou vai dar insights para que você possa influenciar positivamente o que será feito no próximo período.

Em linhas gerais, os indicadores focados no passado analisam resultados obtidos. Já os indicadores pensados com maior foco no futuro apontam tendências que podem ser observadas a partir da análise dos resultados.

Como definir KPIs: 3 bons exemplos de indicadores

Existem muitos indicadores possíveis para você medir em sua empresa. Toda a análise, desde que bem feita, pode ser positiva e gerar insights interessantes. Veja três sugestões de indicadores que podem ajudar o seu negócio:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC): todos empreendedores querem expandir a sua base de clientes, mas é preciso avaliar quanto tem de ser investido para trazê-los. Será que está valendo a pena?

Blackhole: a blackhole é a principal meta do ano dentro da empresa. É importante acompanhar a sua realização de acordo com o cronograma preestabelecido, por isso esse é um KPI muito importante.

NPS: o Net Promoter Score é um sistema consagrado de avaliação da satisfação dos seus clientes. Esse é um KPI bem objetivo que indica se a empresa está entregando o que promete e o eventual risco de perder clientes.

Como definir KPIs: a dica definitiva!

A definição de indicadores de performance é uma etapa muito importante de qualquer negócio. Por isso, esse é um dos temas abordados por mim ao longo das mais de 100 aulas do ELS – Empreender com Liberdade e Segurança.

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