Quem me acompanha deve conhecer o conceito da tríade do tempo: importante, urgente e circunstancial. Mas hoje quero te apresentar uma outra tríade, a da inteligência artificial.
Existem três aspectos fundamentais para a inteligência artificial evoluir e funcionar: matemática, dados e processador. Vamos entender cada um deles?
1- Matemática
A matemática existe há vários séculos e segue muito importante para os avanços tecnológicos que acompanhamos no mundo. No caso da inteligência artificial, conteúdos como cálculo e álgebra são a base de todos os estudos.
De forma bem resumida, a IA é uma máquina que fica fazendo contas e estimando probabilidades em uma velocidade cada vez mais impressionante.
(Leia também: 5 novas tecnologias que merecem a nossa atenção)
2- Processador
Toda a matemática envolvida na inteligência artificial dependem de um motor forte para funcionarem bem. É aí que entram os processadores, responsáveis por darem mais velocidade ao avanço da inteligência artificial.
Por exemplo, na década de 1950, a IA dava seus primeiros passos, mas era tudo muito lento. Isso acontecia porque os processadores ainda eram bem menos desenvolvidos.
3- Dados
A partir do momento em que a matemática é aplicada por superprocessadores, o resultado disso é uma IA capaz de gerar toneladas de dados. Não por acaso, ele é a terceira ponta da nossa tríade.
Os dados gerados pela inteligência artificial são usados por ela mesma para o aprendizado. É daí que vem o conceito de machine learning, a máquina aprendendo a partir dos dados que ela própria gerou.
Quer saber mais sobre inteligência artificial?
Os conhecimentos sobre inteligência artificial são muito valiosos para pequenos e médios empreendedores. Por isso, tenho ela como um dos pilares do programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança, que desenvolvi para ajudar empresários brasileiros a terem mais sucesso com qualidade de vida. Temas como finanças, gestão produtividade e tecnologia são abordados com profundidade nas consultorias e no grupo exclusivo do ELS. Quer saber mais a respeito? Então clique neste link!