• outubro 9, 2020

5 dicas de superação de uma Shark Tank americana

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5 dicas de superação de uma Shark Tank americana

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Em um momento tão difícil quanto este que o coronavírus impôs ao mundo, nada melhor do que o empreendedor contar com a ajuda de especialistas. A investidora Barbara Corcoran, que é um dos tubarões no programa Shark Tank da televisão norte-americana, dá lições importantes para quem tem seu próprio negócio.

Barbara tem observado diferentes segmentos ao longo dos mais de seis meses de pandemia e notou bons e maus exemplos que merecem atenção. Afinal, o que fazer para se reerguer depois de uma tempestade?

Aprenda com uma Shark Tank

De acordo com a investidora-anjo do Shark Tank, o primeiro passo é abandonar o seu plano de negócio. Pode soar um tanto quanto kamikaze, mas Barbara percebeu que os empresários que tiveram esse desprendimento foram mais criativos em um momento que exigiu soluções fora da caixa.

Outro aspecto que Barbara Corcoran coloca é a necessidade de fidelizar a base de clientes. A lógica dela é quase irrefutável, já que o custo médio de aquisição de novos clientes chega a ser cinco vezes mais alto do que o custo de manutenção da sua base. É claro que o ideal é expandir a base, mas em tempos de contenção de danos não perder clientes vale ouro!

Como boa investidora-anjo, Barbara Corcoran entende bem da arte da negociação. A sua terceira dica vai para empresas que têm operações em espaços alugados. Renegociar valores e prazos com o proprietário é fundamental para não se afogar nas contas atrasadas. A dica é ser transparente para demonstrar a inviabilidade das condições atuais para tentar encontrar um meio-termo.

(Leia também: Como ser mais produtivo: 5 dicas para o empreendedor)

Uma coisa bem legal que Corcoran destaca é que o empresário tem uma margem boa para trabalhar nessa negociação, já que a última coisa de quem aluga um imóvel é vê-lo vazio. Imagine a dificuldade para encontrar um outro inquilino depois!

A quarta dica de Barbara Corcoran tem tudo a ver com o avanço das redes sociais. Quem ainda não tinha presença digital percebeu essa necessidade a partir da pandemia. A dica é superar a timidez e aprender a vender em frente a uma câmera. É uma boa oportunidade para treinar um discurso vendedor e impactar milhares de pessoas pela internet.

Por fim, a investidora sugere um foco maior no curto prazo. O motivo é bem objetivo e reconhece a gravidade da pandemia: quem olhar muito mais à frente pode tropeçar e mal conseguir virar o mês. Barbara aponta que sobreviver à tempestade deve ser o objetivo número um de pequenos e médios negócios.

O desafio de empreender no Brasil

Empreender no Brasil (ainda mais durante uma pandemia) é um desafio e tanto, não é mesmo?

Espero ter te ajudado com as dicas de hoje, mas quero fazer muito mais pelo seu negócio por meio do programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança, que criei para ajudar empresários a terem mais sucesso e qualidade de vida. Clique aqui para conhecer o ELS e entenda como ele pode transformar a sua jornada empreendedora!