À medida que a inteligência artificial evolui, mais atividades os computadores e robôs são capazes de executar. O futuro do trabalho vai ser fortemente impactado por essa realidade, com maior interação por postos entre humanos e máquinas.
Aliás, por enquanto ainda dá para chamar de competição, mas a tendência é que os robôs realmente assumam certas atividades que empregam centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. O futuro do trabalho realmente será desafiador!
O que pode acontecer no futuro do trabalho?
Muitos temem o desemprego em massa com a maior participação das máquinas no mercado de trabalho. Digamos que ainda é cedo para pânico e que eu prefiro olhar para o copo meio cheio dessa história.
A automação é uma realidade que se impõe, gostemos dela ou não. Apesar de “roubar” o emprego de muita gente, os robôs também vão permitir várias reflexões sobre o conceito de trabalho nos dias de hoje.
Uma pesquisa recente da Gallup Poll, realizada com milhares de trabalhadores nos Estados Unidos, apontou que apenas 15% das pessoas se sentem realmente engajadas em seus empregos. Veja como a imensa maioria acorda para trabalhar sem tanta motivação além de ganhar o pão de cada dia.
A ascensão das máquinas no mercado de trabalho pode vir acompanhada de uma renda básica universal e de sistemas universais de educação e de saúde, ainda que isso não se confirme. Isso seria o embrião de uma sociedade em que as pessoas deixem de ter a necessidade de trabalhar para sobreviver.
Uma vida com mais propósito
O fato é que não há postos de trabalho imediatos para as milhões de pessoas que poderão ser substituídas por robôs. Quem sabe isso não é o gatilho para que as pessoas passem a valorizar uma vida com mais propósito?
Isso sem falar, é claro, no aumento de produtividade que as máquinas vão possibilitar em muitos setores. A ideia de potencializar os resultados em vários setores tem tudo para beneficiar a sociedade como um todo.
E, por falar em sociedade, será importante que existam debates sobre o nosso modelo de sociedade, que atualmente tem o trabalho no centro. Se muitos ficarão impossibilitados de acessar o mercado de trabalho, é fundamental que possam dar sentido ao seu dia a dia com outras atividades produtivas e que dêem significado à sua existência.
O mercado de trabalho está mudando rapidamente, por isso quem empreende precisa se manter atualizado e competitivo. Como eu posso te ajudar nessa jornada?
No ELS – Empreender com Liberdade e Segurança, programa online que criei para guiar seu desenvolvimento como empreendedor, eu e outros especialistas apresentamos conceitos e orientações bem aprofundados para dar a você os subsídios que permitem empreender com liberdade e segurança. Conheça mais sobre o ELS clicando aqui!