Tem uma pergunta para a qual todas as pessoas deveriam ter a resposta na ponta na língua: o que é inteligência artificial? Você sabe a resposta?
Muitas pessoas têm uma noção razoável sobre o que é inteligência artificial. Mas é bacana a gente compreender esse conceito de forma mais aprofundada, pois se trata de um caminho sem volta e as inovações vão se fixar com cada vez mais força em nossas vidas.
Vamos entender bem o que é inteligência artificial?
A tríade da inteligência artificial
Para conceituar inteligência artificial, acho que vale a pena dividirmos em três pilares. Em primeiro lugar, IA é a ciência de produzir máquinas inteligentes como robôs, algoritmos e computadores.
Outro pilar que nos ajuda explicar a inteligência artificial é a capacidade de replicar a inteligência humana em softwares e equipamentos. Por exemplo, já existem robôs tão bem programados e tão avançados que eles conseguem se passar por humanos sem que a gente perceba.
Por fim, a inteligência artificial tem a ver com o estudo e o projeto de agentes inteligentes. Esses agente inteligentes são tecnologias que atuam com objetivos claros e que são capazes de aprender com os próprios erros. Dois exemplos são mecanismos de busca como o Google e algoritmos como aquele que determina o que vai aparecer no feed do nosso Instagram.
(Leia também: Ética e inteligência artificial, um assunto a ser enfrentado)
O impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho
Mais do que compreender a IA, devemos entender como os seus avanços se refletem no mercado de trabalho. À medida que novas tecnologias são incorporadas ao dia a dia, certos empregos se tornam obsoletos.
Um grande exemplo são os carros autônomos. Muitos governos têm resistido a abraçar essa inovação tecnológica porque ela vai levar a um desemprego em massa. E isso tem muito a ver com a falta de capacitação profissional para realizar outras tarefas que as máquinas não estão aptas a desempenhar.
De acordo com dados da consultoria McKinsey, 60% das empresas têm dificuldade em preencher cargos. A tendência, segundo a mesma consultoria, é que mais de 15 milhões de empregos sejam substituídos no Brasil por conta da automação.
Esses números brasileiros são um indicativo bem claro da transformação que o mercado de trabalho vai sofrer a partir da automação. A tendência é isso se intensificar, à medida que a inteligência artificial se torna mais completa e sofisticada.
Quer aprender mais sobre inteligência artificial?
Agora você já tem uma ideia mais claro sobre o que é inteligência artificial. Você sabia que a IA é um dos pilares do meu programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança? Esse projeto tem sido o meu principal foco desde 2019 e já me permitiu ajudar quase 1000 empreendedores brasileiros a terem mais sucesso e qualidade de vida com seus negócios.
Para saber como o ELS funciona na prática, recomendo que você entre neste link! Nele, você vai conferir todos os detalhes sobre a plataforma para entender melhor de que forma o ELS pode impactar a sua vida empreendedora!