Você já parou para pensar em como ser mais produtivo? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deve fazer para si mesmo, pois disso depende o sucesso do seu negócio.
Existem muitas respostas para a dúvida de como ser mais produtivo. Já te adianto que não há qualquer dica mágica que resolva absolutamente tudo, mas recomendo que você tome algumas atitudes para a sua rotina passar a ser de maior produtividade.
Preparei cinco dicas que considero fundamentais para qualquer empreendedor que busque ser mais produtivo em seu negócio e em sua vida como um todo.
1- Supere a doença da urgência
Qualquer pessoa, seja ela empreendedora ou não, terá problemas para ser produtiva se tiver uma rotina recheada de urgências. No caso de quem toca seu próprio negócio, a chance de pepinos de última hora é maior, mas nem por isso devemos mergulhar neles.
O primeiro passo para superar a doença da urgência é entender que viver na correria e acumular tarefas para ontem não é nada bom. Alguns empreendedores fazem a leitura equivocada de que estão produzindo muito nesse ritmo frenético, mas, de fato, se cansam mais e geram menos resultados.
A minha dica é que você mapeie os focos de urgência em sua rotina e faça uma verdadeira faxina.
2- Separe o joio do trigo
Se todas as atividades da sua rotina parecerem importantes, será impossível dar conta de tudo de forma precisa. A minha sugestão é que você separe o joio do trigo, ou seja, entenda quais atividades relacionadas à empresa são realmente importantes.
No processo de separação de tarefas, você perceberá que certas atividades podem ser delegadas e outras são menos relevantes para o negócio. De acordo com a tríade do tempo, uma atividade pode ser importante, urgente ou circunstancial. Saiba tudo sobre o conceito clicando aqui.
3- Comece a driblar os “ladrões de tempo”
De nada adianta dividir bem as tarefas se você for vítima dos ladrões de tempo. São três atitudes que fazem com que você perca minutos e até horas em seu dia.
O primeiro ladrão de tempo a ser evitado é a multitarefa. Sabe aquela vontade de fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo? Pior é que muita gente se ilude e considera essa iniciativa um sinal de produtividade. Pelo contrário, o resultado acaba sendo ruim em todas essas tarefas.
Outro ladrão de produtividade é o hábito de pular de galho em galho. Funciona mais ou menos como a multitarefa, mas, em vez de fazer várias coisas ao mesmo tempo, a escolha é deixar uma tarefa em stand-by para começar outra e assim sucessivamente. Resultado? Todas elas ficam pelo meio do caminho e você perde um tempão tentando pegar o ritmo em cada atividade.
O terceiro grande ladrão de produtividade são as redes sociais. Na maior parte das vezes, a pessoa perde a noção do tempo enquanto vê belas paisagens no Instagram. Procure controlar bem o tempo que você passa nas redes sociais.
4- Planeje poucas horas de trabalho por dia
Em geral, uma pessoa trabalha de sete a oito horas por dia. Muitos empreendedores chegam a trabalhar 12 horas por dia, o que é um erro e pode levar à exaustão rapidamente.
Digamos que você trabalhe oito horas por dia. Sugiro que o seu planejamento de atividades seja para metade desse tempo, ou seja, você vai listar atividades que preencham quatro horas do seu dia.
Mas então você só vai trabalhar durante quatro horas no dia? Não! A ideia é que você não precise fazer tudo com pressa e tenha flexibilidade para absorver imprevistos. Além disso, você perceberá a satisfação em cumprir o que estava planejado e poderá puxar atividades do dia seguinte para preencher as quatro horas restantes.
5- Prepare bem o seu ambiente de trabalho
Fica muito difícil ser produtivo quando se tem dor nas costas, não é mesmo? Pois eu próprio passei por isso tempos atrás, pois a minha cadeira já estava velha e incomodava bastante. Quando isso acontece, a produtividade obviamente cai, então devemos resolver o problema rapidamente.
Esse é apenas um exemplo de como o ambiente de trabalho é fundamental para o empreendedor ser produtivo. Além do conforto, vale também conferir se a sua mesa está bagunçada, se a temperatura da sala está boa, entre outros fatores. Lembre-se que você precisa se sentir bem para ser produtivo!
Como ser mais produtivo? Com o ELS!
Agora que você vai adotar as cinco dicas para ser mais produtivo, vale a pena dar o próximo passo. Estou falando do meu programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança. No ELS, eu e outros especialistas apresentamos dezenas de horas de conteúdos relevantes sobre os diversos temas que impactam a vida de um empreendedor. Saiba tudo sobre o ELS neste link!