Um dos segredos para ter uma rotina corporativa de mais resultados é eliminar o que considero grandes ladrões de produtividade. Distração e procrastinação estão entre os mais famosos desse grupo. Mas hoje quero falar de um ladrão de produtividade que pode fazer o líder perder horas e horas com atividades pouco relevantes. Sim, estou falando sobre o microgerenciamento.
Vejo dois problemas graves relacionados ao microgerenciamento. Primeiro, por “viciar” os colaboradores em não tomar as rédeas das próprias atividades e depender sempre da validação do chefe. O segundo problema diz respeito justamente aos líderes que se acostumam a isso e querem sempre estar de olho em cada detalhe da empresa.
Se na sua empresa você tem colaboradores que só pegam no tranco, com aquele empurrãozinho até mais do que uma vez ao dia, tenho algumas dicas.
Como vencer o microgerenciamento
Um passo importante é demonstrar confiança no profissional, pois em muitos casos essa dependência do microgerenciamento tem a ver com insegurança. Recomendo que você tenha atenção para não patinar nesse ponto, já que algumas pessoas não se sentem confiantes com facilidade.
Uma conversa mais franca e de certa forma mais dura pode ser necessária também. Deixe claro que essa dependência é um problema sério e, em último caso, pode levar aquela pessoa a ser desligada da empresa.
Nesse ponto, é preciso ter certa sensibilidade para não passar do ponto e gerar medo além da conta. Vale mostrar que o problema é sério, mas que você confia na entrega daquele profissional, ou seja, se ele passar a caminhar com as próprias pernas, tudo tende a funcionar bem.
O papel do líder para solucionar o microgerenciamento
Em alguns casos, pode ser positiva uma troca de posição do profissional em questão. A falta de confiança pode ter a ver com a dificuldade com determinadas demandas. Por isso, uma conversa franca pode ser suficiente para aparar arestas e fazer eventuais trocas de peças dentro da equipe.
Falei algumas vezes sobre confiança e essa palavra tem muito peso na questão do microgerenciamento. Delegar atividades é atribuição essencial do líder. Uma vez passada a tarefa, deixe que a pessoa passe a realizá-la sem esse acompanhamento constante. Prazos apertados e erros significativos na execução podem levar a pequenas intervenções, mas isso não deve virar padrão.
A produtividade segue como um dos temas aos quais mais me dedico. Lembro sempre que o uso inteligente do tempo é um pilar do sucesso para qualquer empreendedor, inclusive com a superação do microgerenciamento. No programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança, eu e outros especialistas oferecemos conteúdos valiosos sobre produtividade, processos, tecnologia, finanças, marketing e outras esferas indispensáveis ao empreendedor. Conheça mais sobre o ELS clicando aqui!