• agosto 20, 2020

Mente saudável: se exercite e tenha um cérebro jovem por mais tempo

mente saudável

Mente saudável: se exercite e tenha um cérebro jovem por mais tempo

Mente saudável: se exercite e tenha um cérebro jovem por mais tempo 1000 1000 kim

Você sabe bem como valorizo e estudo a produtividade há décadas. E uma coisa que está muito clara é que temos mais condições de sermos produtivos se mantivermos a nossa mente saudável.

O problema é que o nosso cérebro envelhece e o desempenho no dia a dia tende a cair. Mas e se eu te disser que é possível driblar essa questão e manter a mente saudável?!

É isso mesmo! Conservar um cérebro jovem por mais tempo é uma questão de bons hábitos. Mais especificamente, isso está relacionado a quanto nos movimentamos em nossa rotina. Quem consegue se afastar de forma definitiva do sedentarismo mantém o cérebro com foco total por muito mais tempo.

Como a atividade física contribui para uma mente saudável

E não estou falando isso simplesmente como uma opinião minha. Um estudo recente realizado pela Universidade da Califórnia e publicado na revista Science demonstra que os benefícios da atividade física estão diretamente ligados ao cérebro.

A pesquisa utilizou ratos de laboratório para investigar a relação entre a movimentação do corpo e o cérebro. A grande descoberta foi que uma proteína presente no fígado é o principal gatilho para um efeito cascata que influencia positivamente o cérebro ao final do processo. 

É como um grande telefone sem fio, em que várias moléculas se comunicam desde o fígado e fazem todo o caminho até as terminações nervosas do cérebro. 

Os cientistas apontam que essa comunicação que aconteceu no organismo dos ratinhos é capaz de retardar o envelhecimento cerebral. Isso porque os ratos que apresentaram altos índices da proteína no sangue tiveram uma melhora em sua capacidade cognitiva, ainda que fossem ratos mais idosos. É como se a enzima do fígado reativasse uma memória no cérebro da época em que ele era mais jovem e capaz.

Os próximos passos e a saúde cerebral

O próximo passo da equipe de pesquisadores é desenvolver tratamentos terapêuticos baseados em exercícios físicos. A ideia é que esses novos tratamentos sejam aplicados em pacientes com Alzheimer e outras doenças que afetam diretamente a capacidade cerebral.

Outra possibilidade é a criação de uma pílula que tenha alta concentração da proteína localizada no fígado como forma de tratar pessoas que sofrem com degeneração do cérebro. Mas é claro que existe um longo caminho a ser percorrido nesse sentido.

A boa notícia é que, mais uma vez, a ciência aponta como a atividade física pode fazer bem ao nosso organismo. Como se não bastassem todos aqueles benefícios que já cansamos de escutar, agora até o nosso cérebro pode se manter jovem, com uma mente saudável!

Se você quer ser um empreendedor mais produtivo, além de se manter ativo, a dica é o meu programa online ELS – Empreender com Liberdade e Segurança. No ELS, eu e outros especialistas fornecemos conteúdos relevantes sobre os diversos temas que impactam a vida de um empreendedor. Conheça mais sobre o ELS clicando aqui!