Lá se vão vários meses de pandemia e, infelizmente, o Brasil ainda enfrenta um quadro complicado. Ainda assim, o movimento de reabertura já é realidade e os empreendedores devem estar preparados para lidar da melhor maneira possível com ela. Para isso, todas as dicas de liderança são bem-vindas.
O retorno às atividades, ainda que parcial, é uma oportunidade de retomada depois de meses tão turbulentos. É um momento de união em que todos devem estar bem focados e determinados a reerguer a empresa. O espírito de união, inclusive, é uma das mais valiosas dicas de liderança para esse momento. Quando digo que todos devem estar unidos, quero reforçar a necessidade de uma atenção especial aos colaboradores.
Acredito que o empresário precisa enxergar seu capital humano como uma grande riqueza do negócio e, neste momento, o apoio emocional às pessoas que trabalham para você se torna ainda mais relevante.
Os efeitos psicológicos da pandemia
Uma pesquisa do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos demonstrou que os efeitos psicológicos de uma pandemia se estendem por um longo período. Todos ficaram fragilizados, alguns perderam parentes e amigos, outros sofreram com o confinamento.
Sentimentos como tristeza, choque, pânico, ansiedade e raiva podem aflorar principalmente durante as primeiras semanas pós-retomada. Cabe ao empreendedor ter a sabedoria para lidar com essa situação e evitar que vire uma bola de neve.
É claro que o próprio empresário sofre com momentos de instabilidade. Nesses dias, evite confrontos com os colaboradores para que uma insatisfação tome proporções incontroláveis. Uma dica de liderança importante é lidar com a sua própria mente.
Nem tudo são más notícias
A boa notícia é que alguns sentimentos positivos podem surgir durante esse período. Otimismo, sensação de liberdade e de força são algumas das reações possíveis após um longo período de isolamento social.
Lembre-se que a tendência é que, em alguns momentos, a relação com os colaboradores seja uma montanha-russa. Eles terão dias de euforia e outros de pessimismo em relação a tudo. Seja compreensivo e procure manter o foco de todos na recuperação do negócio – já que os próprios colaboradores têm muito a ganhar com isso.
O desafio que estamos enfrentando em 2020 é algo sem precedentes. Valorizo demais o esforço de cada empreendedor para se manter firme diante de um cenário tão duro.
Espero que você entre em um rumo positivo a partir da retomada e que seus colaboradores possam estar no mesmo barco para a recuperação! Aproveite bem essas e outras dicas de liderança aqui do blog do ELS. Vamos andando com muita força de vontade!