O coronavírus ainda é uma realidade no Brasil, mas alguns estados buscam caminhos para retomar a economia. A reabertura na pandemia exige que nós, empreendedores, tenhamos uma estratégia bem definida.
A reabertura na pandemia é algo complexo, já que nenhuma região do Brasil superou por completo a Covid-19. Quero falar com você sobre isso e trazer algumas iniciativas que considero importantes neste momento.
Fique atento às regras de reabertura na pandemia
O primeiro ponto de atenção é o conjunto de regras de reabertura na pandemia. Naturalmente, não é de se esperar que os estados promovam um relaxamento irrestrito da quarentena – isso implicaria em riscos sanitários.
Acredito que o empreendedor tem de prestar muita atenção nesses aspectos, porque, do contrário, pode ter de arcar com multas indesejadas, caso alguma infração seja cometida. As regras podem ir desde a restrição ao número de pessoas na loja e uso de equipamentos de proteção até a permissão para que apenas alguns segmentos funcionem.
Se a sua empresa está habilitada a retornar e você já está familiarizado com as novas regras, é hora de se adaptar à nova realidade. Passada a pandemia, o mundo será outro e o comportamento dos consumidores vai mudar.
Prepare-se para o impacto financeiro
É de se esperar uma queda no movimento em relação ao que se via antes do coronavírus, por isso o empreendedor precisa analisar o impacto sobre o faturamento e considerar alguns cortes para manter o negócio de pé.
Na fase de adaptação, é fundamental que os gastos sejam rigorosamente planejados. Cada centavo investido na empresa deve ter um plano claro por trás para evitar prejuízos. Por exemplo, se você notar que a queda na demanda diminuiu, cabe avaliar se é possível reconquistar alguns clientes ou se o mais lógico é direcionar todos os esforços para aqueles que se mantiveram fiéis. Gastos moderados com marketing digital podem ser uma medida relevante nestes tempos.
Trabalhe com um planejamento baseado em três cenários
Para a última dica, quero destacar um conceito que defendo na gestão empresarial. No planejamento, devemos trabalhar com três cenários: otimista, realista e pessimista.
No pior dos casos, quando o assunto é pandemia, uma empresa pode falir diante da queda significativa de receita. Entretanto, vamos pensar o cenário pessimista, mas nem tanto.
Digamos que o coronavírus volte a avançar e as empresas tenham de interromper suas atividades temporariamente outra vez. Trace um plano para o cenário mais pessimista, tanto do ponto de vista da gestão de estoque, cuidado com os funcionários e todos os custos envolvidos em sua operação.
A reabertura na pandemia é um grande desafio para os empresários brasileiros. Mas quem for resiliente e passar pela tormenta têm tudo para sair dessa fortalecido e pronto para uma retomada do crescimento!