Seguimos em uma jornada bastante desafiadora nestes tempos de coronavírus. Vindas de diferentes setores, empresas em crise têm buscado várias formas de se manter diante de tantos obstáculos que a quarentena impôs à sociedade como um todo.
O ponto que eu quero explorar com você hoje é a questão da sobrevivência das empresas em crise. Será que, além de sobreviver, um negócio pode evoluir durante a pandemia?
Sei que pode parecer otimista demais evoluir em uma situação tão extrema, mas quero convidar você a pensar sobre isso. Quando falo em evoluir, me refiro a alguns aspectos que podem ser remodelados em meio a uma crise aguda. O momento emergencial tem potencial para transformar as empresas.
Nesse sentido da evolução, acho que podemos dividir em três frentes a serem trabalhadas neste momento: linha de produtos, skills (habilidades) e parcerias.
Empresas em crise podem repensar seus produtos e serviços
Qualquer empresa deve identificar uma dor em seus potenciais clientes e propor uma solução para ela – o que se traduz na linha de produtos e serviços. A crise do coronavírus muda a realidade de vários segmentos, com quedas de demanda significativas ou mesmo com a interrupção de algumas dinâmicas.
O que fazer quando estamos contra a parede? Uma possibilidade é rever os produtos e serviços. Diante da pandemia, se adaptar ou direcionar toda a carga para um determinado produto pode ser a resposta para passar bem pela crise. Cabe ao empresário fazer uma avaliação ampla do negócio para identificar possíveis adaptações e também quais dos seus produtos estão com a demanda mais prejudicada neste momento. Procure explorar oportunidades de mercado, por mais difícil que pareça.
É preciso ter desenvolver habilidades para levantar empresas em crise
A segunda frente de evolução envolve não apenas o empreendedor, mas toda a sua base de colaboradores. A quarentena abre um verdadeiro oceano de aprendizado para quem está disposto a arregaçar as mangas e navegar pelos diversos cursos online disponíveis. Com dedicação e organização, você e sua equipe são capazes de sair da pandemia com novos skills (habilidades) extremamente úteis.
Um bom exemplo é aprender sobre softwares e ferramentas digitais que podem ajudar na modernização do seu negócio. Se os seus colaboradores estiverem aptos a resolver diferentes problemas, talvez a empresa possa expandir seu raio de atuação ou direcionar o foco para uma área com potencial de crescimento.
Parcerias como solução para empresas em crise
Por fim, a pandemia nos convida a pensar em parcerias. A crise afeta a todos, por isso, estender as mãos a outros empresários é uma atitude solidária e de sobrevivência. Empresas podem compartilhar recursos nessa fase difícil e, passada a crise, terão condições de solidificar a parceria de uma forma que as duas partes tenham muito a ganhar.
Ainda a respeito das parcerias, acho bem interessante a gente destacar esse ponto neste momento. Empresas em crise devem abrir o escopo e explorar uma atuação conjunta tem tudo a ver com a solidariedade. Vamos seguir firmes e superar esta fase. Se possível, com uma transformação positiva na empresa!