Inovação é uma palavra meio batida quando o assunto é empreendedorismo. Mas está muito claro para diferentes players e segmentos que as empresas que conseguem inovar na crise de forma consistente têm mais condições de evitar turbulências e ampliar o espaço em seus mercados.
Diante da pandemia de covid-19, dedicar-se à inovação pode ser a iniciativa mais inteligente para pequenos e médios empresários. Porém, é preciso responder a grande questão: “afinal, como inovar na crise de forma criativa e eficaz?”.
Inovar na crise é também se abrir para o mundo
Há uma resistência à ideia de abraçar a inovação porque, muitas vezes, ela está associada a um aumento nos custos. Mas isso nem sempre precisa ser uma verdade absoluta. Quer um exemplo? Abrir-se a novas parcerias é uma oportunidade de inovar sem que isso implique em gastos extras.
Busque entender como empresários próximos de você podem se tornar seus parceiros. Quem sabe criar um combo de produtos e serviços seja interessante a ambos os negócios? A solidariedade é valiosa demais em um momento de crise severa. Nos casos em que se consegue conciliar e dividir custos, essas parcerias podem gerar uma economia importante.
Empresas que se adaptam têm muito a ganhar
Outro caminho para inovar na crise e transformar positivamente um negócio é procurar se adaptar rapidamente às necessidades dos consumidores. Um exemplo é a necessidade de adaptação de restaurantes para um serviço eficiente de delivery. Sabemos que se trata de um grande desafio, mas pode também ser a oportunidade de modernização ao priorizar o sistema de entrega.
A ideia de adaptação tem um componente interessante que é a chance de atrair um público totalmente novo para o seu negócio. Ainda no setor de restaurantes, o consumidor pode ser impactado por empresas que ainda não conhecia ao serem expostas em um aplicativo como o iFood ou Rappi.
Como está a experiência do seu consumidor?
Por falar em conquistar novos públicos, outra forma de inovar na crise é redesenhar a experiência do consumidor no seu negócio. Uma situação extrema como a que vivemos deixa todos mais sensíveis, do empreendedor ao consumidor. Marcas que encontrarem o tom certo em sua comunicação e, principalmente, oferecerem diferenciais de destaque terão mais chances de fidelizar seu público.
Vale criar conteúdos relevantes nas redes sociais, distribuir pequenos brindes junto aos produtos ou serviços, criar pacotes vantajosos financeiramente, entre outras ações. Aliás, existe um medo por parte dos empreendedores de baratear demais seus produtos e serviços durante a quarentena. Mas pense que é melhor vender barato do que não vender, além de ser uma oportunidade de conquistar clientes que seguirão ao seu lado quando tudo isso passar.
Espero que você não deixe de lado a possibilidade de inovar na crise para superar esse momento tão difícil. Criatividade é sim um caminho importante para sairmos bem dessa!