• novembro 6, 2020

Entrevistas de emprego: uma nova tecnologia pode melhorá-las

entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego: uma nova tecnologia pode melhorá-las

Entrevistas de emprego: uma nova tecnologia pode melhorá-las 999 664 kim

Quem é empreendedor sabe como pode ser desafiador fazer uma contratação. A gente pode estar seguro da escolha, mas sempre existe o risco de deixar passar um forte candidato ou de bater o martelo por alguém que não seja tudo o que se imaginou. Mas e se a tecnologia pudesse ajudar as empresas a tornar as entrevistas de emprego mais “científicas”? Essa é a ideia da startup BrightHire!

A obtenção de talentos é algo de valor incalculável para a empresa, mas por vezes deixamos um grande profissional escapar depois de uma entrevista de emprego. Pode ser por antipatia, rolar aquilo de “o santo não bateu”. Já pensou no risco de perder um grande talento para a sua empresa porque você não teve um feeling bom sobre a pessoa ou porque ela não estava em um bom dia?

Entrevistas de emprego mais “científicas”

O diferencial que a BrightHire traz é basear as decisões sobre contratações em critérios técnicos e científicos. Talvez seja a melhor maneira de escapar da velha tentação de contratar pelo feeling ou por outros critérios subjetivos.

As entrevistas são todas gravadas para análise posterior com base em parâmetros que a empresa considera essenciais para fazer a contratação. 

Mas o pulo do gato está justamente nisso: as gravações não são para analisar os candidatos, mas sim os recrutadores! O primeiro passo para fazer a melhor contratação é ter um recrutador bem afiado para selecionar de forma precisa. 

Aquele feeling pode ajudar, mas não deve ser o principal guia de uma contratação.

O software da BrightHire faz um pente fino nas entrevistas para checar se todas as questões foram feitas de forma similar para todos os candidatos. Isso envolve desde a proposta salarial, até a apresentação da cultura da empresa e chega ao ponto de analisar por quanto tempo o recrutador falou até passar a palavra ao candidato. A avaliação sobre os recrutadores busca verificar também se a postura muda de acordo com o gênero ou etnia do candidato.

Como inovar em pequenas e médias empresas

A lógica da BrightHire é uma boa sacada. Para você identificar e obter o melhor talento, seu recrutador tem de estar preparadíssimo para a missão, assim as chances de uma avaliação imprecisa caem bastante.

Ficou curioso para experimentar esse modelo mais moderno de entrevistas de emprego?

É possível inovar de diferentes formas dentro da sua empresa, por isso procuro passar ensinamentos valiosos para você crescer como empreendedor. Recomendo que você conheça o meu programa online de aprimoramento de pequenos e médios empresários, o  ELS – Empreender com Liberdade e Segurança.

Ali, você tem aulas semanais ao vivo, comigo e outros especialistas, e mais de 100 aulas gravadas disponíveis na plataforma, com consultorias super aprofundadas sobre temas relevantes para todo empreendedor, como produtividade, tecnologia, estratégias, finanças, gestão e vendas. Saiba mais sobre o ELS!