• junho 19, 2020

3 empresas que se reinventaram para superar a concorrência

Empresas que se reinventaram

3 empresas que se reinventaram para superar a concorrência

3 empresas que se reinventaram para superar a concorrência 1023 643 adminsiteels

Vivemos dias de apreensão e dúvida diante do avanço do coronavírus no Brasil. Nesse momento, empresas que se reinventaram para crescer devem nos servir de exemplo. Pequenos e médios negócios podem ser duramente impactados por um cenário como esse, mas os empreendedores devem lutar contra isso.

Eu sei que parece realmente difícil se manter firme diante dessa adversidade; não minimizo o desafio que enfrentamos agora. Mas quero convidar você a olhar para empresas que se reinventaram como uma forma de te encorajar e trazer esperança neste momento.

Muitas empresas consagradas viveram momentos turbulentos e tiveram de se reinventar para crescer. A crise é séria, mas temos de tentar ser criativos para reduzir o seu impacto.

Empresas que se reinventaram: IBM

Um exemplo que gosto bastante é o da IBM. Essa empresa gigante de informática que vemos hoje em dia teve uma trajetória de superação ainda em seus primeiros anos. Durante a grande crise de 1929, a IBM já era uma empresa estabelecida, sob o comando de Thomas J. Watson. 

Mas a Grande Depressão chegou de forma avassaladora e a IBM só pôde superar essa crise com base em muito trabalho e resiliência. Watson se desdobrou e buscou tirar o máximo do seu time, deixando claro que, juntos, eles teriam condições de superar aquela fase. De fato, a crise de 1929 teve algum impacto sobre a IBM, mas a empresa saiu ainda mais forte dessa enorme adversidade.

Empresas que se reinventaram: Dídio Pizza

Não foram apenas grandes empresas que se reinventaram ao longo dos anos. Durante os difíceis anos de 2016 e 2017, a Dídio Pizza, em São Paulo, fez uma operação de guerra para enfrentar o momento de instabilidade. 

Os gestores renegociaram aluguéis nos pontos de venda e também os insumos junto aos fornecedores, garantindo a manutenção da qualidade do produto final. 

Uma boa sacada foi a Linha Leve, que atendia à demanda por um preço mais baixo com uma pizza menos recheada, mas com o sabor ao qual os clientes já estavam acostumados. Por fim, foi criada uma cozinha central para porcionar os insumos e garantir que nem um grama de queijo seria desperdiçado.

Empresas que se reinventaram: Mandaê

Existe ainda um terceiro exemplo de empresas que se reinventaram. Aliás, é um caso bacana de alguém que decidiu empreender durante a crise. Foi o caso da Mandaê, fundada em 2014 com o objetivo de facilitar a distribuição de mercadorias de e-commerces brasileiros. Mas por que o momento difícil da economia brasileira não foi obstáculo para esses empreendedores?

Eles tinham confiança em seu projeto e enxergavam essa dor no mercado, pois já tinham um e-commerce. Perceberam que era correto dar esse passo e que, se esperassem mais um pouco, outra empresa poderia preencher essa lacuna.

Espero que exemplos como esses possam servir de inspiração para você. Neste momento, devemos refletir e buscar força de diferentes fontes. Repito: exercite a sua criatividade e confie na sua capacidade de se reinventar. Diante de um cenário de isolamento, que pode se estender por meses, aposte também no potencial do digital e explore esses canais cada vez mais fortes.

Grandes, médias e pequenas empresas que se reinventaram podem servir de exemplo para empreendedores brasileiros. Avalie o seu negócio e busque maneiras de superar essa crise!